Deuses Olimpianos - Ártemis

Ártemis

Inicialmente era uma deus que defendia a caça e vida selvagem. A sua origem variou conforme o passar dos anos. No período arcaico grego ele teria nascido de Leto e Zeus, mais no final do período clássico acabou se transformando na irmã gêmea de Apolo.


Um dos principais mitos desta deusa esta relacionado a Adônis. Adônis era um jovem que além de ter sido muito belo, ao ponto de disputar o amor de duas deusas (Perséfono e Afrodite ), era um exímio caçador. Se vangloriando disso, ousou a dizer que era melhor que a própria deusa da caça, Ártemis.
Então para que o jovem se colocasse no lugar, Ártemis enviou um javali para matar Adônis como castigo por ostentar seu cargo de deusa da caça. Alguns gregos diziam que Adones morreu ao tentar caçar o javali da deua, porém sem muitos detalhes. 
Ártemis poder ser considerada a deusa mais serena e tranquila entre os deuses olimpianos. Ao ponto de ser algumas vezes confundida com uma das Ninfas.
No seu mito de origem Zeus, seu pai, lhe deu um arco e flecha de prata, junto com uma lira. Já seu irmão gêmeo Apolo, ganhou também os mesmos presente, porém de ouro. Seu irmão acabou sendo muito popular e por isso cultuado. Zeus então para compensar essa questão lhe deu o dom da caça, algumas ninfas para acompanha-la e a fez rainha dos bosques, campos e regiões que existiam os animais selvagens de caça. Ela sempre foi representada como a melhor caçadora de toda a Grécia.

Assim como seu irmão, após a concessão de Zeus,  Ártemis se tornou muito popular e seu templo na cidade de Éfeso acabou se tornando uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens D&D - Ferais

Formulas para ranking de poker

Classificação das mãos de Poker