Teogonia - Titãs

Os titãs são uma banda de música que ... ops titãs errados. Os primeiros Titãs, os gregos (e não os brasileiros, rs) formavam uma classe primaria de deuses gregos. Os titãs primários eram num total de 12 deuses.
Na teogonia, segundo Hesíodo, os gregos vão enxergar os Titãs como uma primeira versão de deuses de origem grega. Os mais notáveis descendentes de Urano e Gaia foram os titãs como Cronos, Oceano, Jápeto, o gigantesco Ceos, Têmis, Mnemósine, os ciclopes, e os hecatônquiros. 
Os Titãs vão ascender ao domínio do mundo através de uma tragédia grega. Essa passagem dos deuses primordiais para os Titãs vão ser uma referência cultural ao povo que habitava a península antes dos gregos (mas isso é papo para outro dia). Cronos era um deus da mitologia pré-helênica (ou seja não era grego) ao qual se atribuíam funções relacionadas com a agricultura e do tempo (por isso a foice e a ampulheta). Mais tarde, os gregos, para justificar o domínio cultural incluíram em sua Cosmogonia os titãs. Essa justificativa vai ter um caráter sinistro e negativo. Dessa forma a cultura helênica vai entender que os deuses olimpianos são melhores que os titãs. 
Na mitologia grega, Cronos era filho de Urano (o céu) e de Gaia (a terra). Incitado pela mãe e ajudado pelos irmãos Cronos e os outros Titãs vão castrar o seu pai, separando assim o céu da terra. Depois disso Cronos vai ser intitulado rei dos deuses. Os gregos sempre relatam Cronos como um deus mal e por isso todos os textos gregos vão ser com um tom de crítica.
Vamos lá os dose deuses são Cronos · Céos · Hipérion ·Jápeto · Crios · Oceano · Reia · Febe · Teia · Tétis · Mnemosine · Têmis, todos irmãos de Cronos que ajudou a cortar o (bilau) vínculo entre ao céu e a terra.
Depois disso alguns titãs vão ter alguns filhos e serão intitulados como "segunda geração " de titãs.


CRONOS
Pai de Zeus e filho de Urano

Era o mais famoso dos 12 titãs, engolia os próprios filhos. O mais importante titã, e também o mais jovem, costumava ser representado com uma foice na mão, com a qual teria cortado o ...(lá lá lá) do seu pai Urano. Crono se uniu a uma de suas irmãs, Réia, com quem teve vários filhos. Como tinha medo de que os descendentes desafiassem seu poder sobre o mundo, ele então resolve engolia todos os seus filhos (assim como seu pai Urano).


OCEANO
Segunda divindade dos mares

Era o titã mais velho, representado por um grande rio que corria em volta de toda a Terra (então considerada plana), demarcando a fronteira do mundo. Oceano teria gerado todos os rios, riachos e fontes existentes em nosso mundo. Ele tinha um corpo formado por um torso de um homem, com garras de caranguejo, chifres na cabeça, barba e cabelos grandes. Era o titã mais caótico.


CEOS
Uma divindade secundária

Era o mais alto, forte e obscuro de todos, porém sem um atributo específico. Tem importância apenas na construção da árvore genealógica dos deuses gregos, principalmente por ter sido avô de Apolo (deus das profecias,medicina e música) e de Ártemis (deusa da caça e da vida selvagem). Era mais um deus figurado para justificar a teogonia.


CRIOS
Divindade que controlava os seres marítimos

Era outro titã secundário, sem grande destaque na mitologia grega. Os textos lendários revelam apenas que Crios se casou com Euríbia, sua meia-irmã - filha de Gaia com Ponto, outra divindade que representava o mar anterior a Oceano. Crios era o titã que controlava as criaturas marítimas e a galáxia (estrelas) de maneira geral.


 HIPÉRION
Deus sol pré-helênica

Era, provavelmente, uma divindade de origem pré-helênica (não grega), que acabou absorvida pela mitologia grega, aparecendo como um dos 12 titãs. Hipérion era identificado com as forças solares. Hyperion foi o primeiro deus do sol e da luz, assim como qualquer outra cultura o sol vai sempre ser lembrado. Ele era o pai de Hélios, deus solar grego, Selene, deusa do luar, e de Eos deusa da aurora. Hiperion era o segundo filho mais velho de Urano e Gaia, seu nome significa "aquele lá em cima".


 JÁPETO
Comandante do ataque a Urano

Seu papel na titanomaquia será importante por causa de alguns de seus filhos. Um deles foi Atlas (segunda geração de Titãs), que enfrentou Zeus na titanomaquia. Outro filho dele foi Prometeu (que vai ser sempre comido por harpias como castigo). Jápeto liderados por Cronos, preparou uma emboscada quando desceu para se deitar com a Terra. Crios, Ceos, Hipérion e Jápeto se puseram nos quatro cantos (pilares) do mundo para segurar o deus do céu enquanto Cronos, escondido no centro, castrava o seu pai Urano, com uma foice. Os quatro pilares cósmicos que na cosmogonia do Oriente Médio separam o céu e a terra eram representado assim: Jápeto era o pilar do oeste, posição depois ocupada por seu filho Atlas. Jápeto, "o perfurador" pode também ter sido visto como o deus-titã do tempo da vida humana e da mortalidade, principalmente da morte violenta.


TÉTIS

Em alguns textos épicos, além de Hesíodo, essa titã aparece como a deusa da fertilidade com a capacidade de gerador através da água (diferente de Gaia que era geradora pela terra). Tétis é uma titânide, filha de Urano e de Gaia. Da sua união com o seu irmão Oceano nasceram as oceânides (que iremos falar em algumas postagens para frente). A água alimenta os corpos e forma a seiva da vegetação por isso os gregos vão dar uma atenção especial, por isso acaba sendo lembrada de forma frequente. Tétis cuidou da deusa Hera quando entregue por Reia, durante a luta entre os titãs e os futuros deuses olímpicos. Tétis é representada como uma mulher jovem, de aspecto sábio, muito semelhante a Afrodite. Passeia pelo mundo numa concha de marfim, puxada por cavalos brancos. O nome Tétis é o mesmo, em português, que sua neta, a nereida Tétis, filha de Dóris (uma das oceânides) e mãe de Aquiles.


FEBE
A luminosa

Conhecida como "a luminosa", representa a luz do luar. Ela se uniu ao irmão Ceos e teve uma filha chamada Leto, que seria um dos amores de Zeus e daria à luz dois importantes deuses gregos: Apolo e Ártemis. Febe é sempre representada com um acro e flecha na mão em uma paisagem de lua cheia. Talvez is gregos a adorava como a primeira deusa da Lua.


 TÊMIS
Deusa da justiça antes de Athenas

Deusa da justiça e da sabedoria, ela foi a segunda esposa de Zeus. Segundo alguns textos mitológicos, Têmis inventou os oráculos e os rituais religiosos. Antes do surgimento de Apolo, ela era chamada também de deusa das profecias. Ela era considerada principalmente por ser a Deusa da lei e ordem divina.


TÉIA
Divindade solar como Hipérion

Por ter se unido ao irmão Hipérion, também costuma ser identificada como uma divindade solar. Téia teve três filhos: Hélio (que seria o próprio Sol), Selene (a Lua) e Éos (a aurora). É conhecida como a deusa da visão e que orienta os oráculos em seu transe para que o futuro fosse revelado.


MNEMÓSINE
Responsável pelo registro dos acontecimentos no tempo

A deusa da memória foi a quinta esposa de Zeus e mais uma das titãs que ele escolheu com quem procriar. Dessa união nasceram as nove Musas, deusas da literatura e das artes, como poesia, música e dança. Responsável em preserva o esquecimento, era  a divindade da memória. Tinha o poder de  vivificar os acontecimentos na mente humana. Como o tempo é infinito, o perigo de esquecer algo era muito grande antes dessa titânide. Na cosmogonia grega aparece como um rio, o Lete. Era o rio que separava ,cruzar, a morada dos mortos, o Tártaro.


RÉIA
Esposa de Cronos

Essa titã era irmã e mulher de Crono, a quem conseguiu enganar, evitando que seu filho Zeus fosse engolido por ele. Quando Zeus nasceu, Réia deu uma pedra para Crono engolir no lugar do recém-nascido. Ela foi mãe também de outros deuses, como Poseidon (deus do mar) e Hades (rei do mundo subterrâneo)


IRMÃOS DE OLHO GRANDE E DE MUITAS CABEÇAS

Além dos 12 titãs, Urano e Gaia tiveram três filhos chamados ciclopes. Eles eram gigantes, com só um olho na face, que lutaram ao lado de Zeus na guerra contra Cronos. (Cenas do próximo post). Os relâmpagos usados por Zeus na batalha foram forjados pelos ciclopes.  Um outro trio monstruoso foi gerado por Urano e Gaia: os hecatonquiros, que tinham 100 braços e 50 cabeças. Os textos épicos divergem. Em alguns, eles são aliados de Crono; em outros, de Zeus. Mais Particularmente acredito que sejam aliados a Cronos. (Cenas do próximo post).

Veja também a segunda geração de titans: TITANS DE SEGUNDA GERAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens D&D - Ferais

Formulas para ranking de poker

Classificação das mãos de Poker